
Lâmpadas LED têm em sua composição um circuito elétrico que une diversos LEDs, e como estes estão conectados em série, quando apenas um deles para de funcionar a lâmpada toda desliga. Então uma forma de economizar algum dinheiro, e de certa forma ser mais sustentável, é abrir e investigar estas lâmpadas procurando pelas possíveis causas, e no caso de ser apenas um ou mais leds queimados, fazer sua remoção e garantir mais vida útil para suas lâmpadas.
ATENÇÃO: TODOS os procedimentos a seguir devem ser feitos com a lâmpada desconectada da rede elétrica!
Materiais Necessários
- Lâmpada LED que esteja “queimada”.
- Estanho para solda 1mm.
- Cabinho flexível de cobre 0.14mm² (Ou qualquer outro cabo elétrico fino)
- Materiais opcionais: Cola de cianoacrilato (super cola), Bateria de 9v
Ferramentas Necessárias
- Chave de fenda ⅛”
- alicate de bico meia cana
- Ferro de solda 30w com suporte
- Ferramentas opcionais: Fonte de bancada
Etapas
Procurando LEDs queimados
- Remova o bulbo de plástico que cobre os LEDs da lâmpada.
-
Agora com os LEDs expostos você pode procurar pelos primeiros indícios de componentes queimados, a primeira forma é bem visual, um LED queimado, muitas vezes vai apresentar pontos pretos ou manchas de queimado ao redor dele, este LED muito provavelmente está queimado.
-
Caso nenhum LED apresente os pontos pretos ou seja difícil ter certeza apenas visualmente, o próximo teste envolve o uso de uma fonte de bancada (ou uma bateria de 9v). Teste cada LED individualmente encostando as pontas de prova de sua fonte de bancada, ou pontas de fio desencapado que estejam presas aos pólos de uma bateria de 9v, nos polos do LED que será testado. Importante lembrar que os LEDs têm uma forma correta para serem ligados, portanto os pólos positivo e negativo da bateria ou da fonte de bancada devem encostar nos respectivos pólos do LED. Os contatos ficam um de cada lado dos LEDs e são bem pequenos, caso não tenha nenhum indicativo de qual é o lado positivo, faça a ligação e caso não acenda, você pode se certificar invertendo os fios.
Atenção: Nem sempre um LED com ponto preto está queimado, o modo mais garantido de teste é o feito com a fonte de bancada ou bateria.
Fazendo o reparo
- Assim que identificados os LEDs problemáticos, você deve removê los completamente, para isso utilize com cuidado uma chave de fenda, como se fosse uma espátula, e retire todos os vestígios do LED, até mesmo raspando um pouco a área, fazendo aparecer dois pontos de cobre onde estavam presos os contatos do mesmo. Também é possível utilizar um alicate de bico meia cana para arrancar o led, mas depois ainda pode ser necessário fazer uma raspagem no local para expor os contatos.
-
Com os contatos de cobre expostos, você deve fazer a conexão entre eles, utilize o ferro de solda para preencher os contatos com estanho, caso os contatos sejam próximos é possível fazer a ligação apenas usando o ferro para unir os dois pontos de estanho, mas caso os contatos sejam distantes e você não consiga fazer com que os pontos de estanho se unam pegue um pedaço bem pequeno de um cabinho elétrico já todo desencapado e use ele como ponte, o soldando nos contatos e também o envolvendo com estanho para que fique mais resistente.
Dica para a solda: O ferro de solda deve aquecer primeiro a superfície onde você quer que o estanho fique, portanto encoste a ponta do ferro nos contatos e depois, sem tirar o ferro, encoste o estanho tanto no ferro quando na superfície onde ele ficará.
- Feche a lâmpada recolocando o bulbo de plástico e utilize super cola caso o mesmo não fique mais fixo na lâmpada.
Conclusão
Com esta prática é possível salvar a maior parte das lâmpadas que seriam jogadas fora, pois grande parte das vezes que param de funcionar é por causa de um ou dois LEDs queimados
Caso não encontre nenhum LED queimado, o problema é provavelmente mais complexo de ser resolvido, como por exemplo capacitores queimados, e acaba não valendo o esforço ou investimento, pois não existe garantia de que será possível resolver de forma satisfatória.